Linha dos Baianos
Quando penso no povo Baiano logo me vem as palavras ALEGRIA, FESTA, UNIÃO E VIDA. Vejo sempre alegria em suas musicas (Cantos ou Pontos), sempre com um toque de alerta e de alegria. Em suas festas eles sempre trazem boas energias com as danças e abraços. Na união sinto uma família de pessoas e bons espíritos sempre querendo ajudar todos. A vida ela é mostrada em seus conselhos e na magia que fazem para ajudar.
Baiano um povo cheio de bravura por aprender com a escola da vida, com essa experiência tem uma facilidade muito grande de aconselhar as pessoas, pois na estrada em suas jornadas fez de um tudo.
Conhece a magia da quimbanda podendo até fazer uso dela na direita e esquerda, seus trabalhos normalmente são muito fortes como o dos seus compadres, os Exus. Tendo essa proximidade e afinidade alguns tem facilidade para entrar nessa faixa de energia para fazer alguns trabalhos. Os baianos lidam muito bem com kiumbas, obsessores e zombeteiros.
Muito bom ser amigo de um baiano e tê-lo como um santo protetor, eles gostam de conversar e contar historia, mas quando precisa sabem falar verdade não medem muito as palavras dando as suas broncas, pois não gostam de ver coisas erradas.
Uma linha também muito próxima de nossa vida terrena porque eles falam e sentem a maioria dos sentimentos dos seus consulentes e de todos que estão a sua volta.
Como demonstram muita energia e força em seus trabalhos, no terreiro aparentam ser dotados de grande magia, mas na umbanda não existe o mais forte ou fraco são todos iguais, só a forma do trabalho é que muda.
Salve os Baianos.
Algumas Características:
Seus Colares ou guias de trabalho:
Gostam de fitas, guias ou cordões e semente. Também símbolos entalhados em madeiras.
Roupas e acessórios:
Chapéu de palha, lenços, faca, canivete, facão, bengalas, cajado, tecidos estampados entre muitas outras coisas.
Bebida:
Aguardente, Cerveja e Café.
Fumo:
Cigarro, cigarro de palha e charuto.
Cor de vela:
Amarelo e preto.
Comida:
Cocada, coco, farofa, acarajé, vatapá, moqueca, bobó de camarão e caruru.